Novidades

ANP Publica Lista de Lubrificantes Comercializados Sem Autorização: Alerta para Riscos nos Motores

Os motoristas em todo o Brasil devem ficar alerta mediante este aviso importante, relacionado à próxima troca de óleo de seus veículos. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) tornou pública uma lista alarmante de lubrificantes que estão atualmente sendo vendidos no mercado sem a autorização necessária. Esses produtos, que não atendem aos requisitos mínimos estabelecidos pelos fabricantes de veículos, apresentam um sério risco para a saúde dos motores automotivos.

A ANP está emitindo um alerta enfático sobre os danos em potencial que esses lubrificantes de qualidade duvidosa podem causar, incluindo falhas mecânicas, aumento no consumo de combustível e até mesmo danos significativos aos motores. A ausência de um registro e controle adequados desses produtos compromete a segurança dos veículos e de seus ocupantes.

Os proprietários de veículos são fortemente aconselhados a verificar a origem e a autenticidade dos lubrificantes que planejam usar em suas trocas de óleo. A ANP disponibilizou uma lista completa dos produtos autorizados em seu site, permitindo que os consumidores façam escolhas informadas e evitem o uso de lubrificantes que não atendam aos padrões de qualidade exigidos.

Além disso, a ANP está intensificando suas ações de fiscalização e planeja adotar medidas rigorosas contra os fabricantes e distribuidores de lubrificantes não autorizados. A agência também incentiva os consumidores a denunciarem a venda ilegal desses produtos, contribuindo para a proteção de todos os motoristas e a preservação da integridade de seus veículos.

A segurança e o desempenho dos veículos são cruciais para a mobilidade e a economia do país. Portanto, a ANP está comprometida em garantir que apenas lubrificantes de qualidade e autorizados estejam disponíveis no mercado, protegendo assim os interesses e a segurança dos motoristas brasileiros.

Passo 1: Acesse o site da ANP em  https://www.gov.br/anp/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins-anp/boletins/boletim-de-monitoramento-de-lubrificantes

Passo 2: Baixe o arquivo PDF 

Passo 3: No arquivo você encontrará a lista completa de lubrificantes que não possuem autorização para comercialização. A lista inclui nome do produto, fabricante, número de registro, e qualquer observação adicional relevante.

Passo 4: Verifique se o lubrificante que você planeja usar está na lista de produtos irregulares. Se estiver, evite adquiri-lo e busque por alternativas autorizadas e confiáveis.

Compartilhe nas Redes Sociais

Pesquisar

Categorias

Precisa de Ajuda? Atendimento personalizado aqui!